A janela partidária para as eleições municipais de 2024, marcadas para os dias 6 de outubro (1º turno) e 27 de outubro (2º turno), foi aberta no dia 7 de março.
Janela partidária
É o intervalo de 30 dias, aberto somente em anos eleitorais, em que as pessoas que detêm mandatos eletivos obtidos em eleições proporcionais, como vereadores e deputados, podem mudar de legenda sem perder o cargo atual.
Para as eleições deste ano, os vereadores que vão concorrer podem trocar de partido sem prejuízo do mandato até o dia 5 de abril.
Em 2018, o TSE decidiu que só pode usufruir da janela partidária a pessoa eleita que esteja no término do mandato vigente. Vereadores, portanto, só podem migrar de partido na janela destinada às eleições municipais, enquanto deputados federais e estaduais apenas na janela que ocorre seis meses antes das eleições gerais.
Em Lavras da Mangabeira, existe a possibilidade de mudança partidária por parte de alguns dos atuais vereadores.
O caminhar (negociação) da política local vai ser determinante para isso.
O grupo situacionista (ligado ao Prefeito Ronaldo da Madeireira) parece estar organizado em duas legendas partidárias (PSD - PDT) já o grupo de oposição ainda não conseguiu se organizar para o embate eleitoral deste ano, até porque ainda não tem nome para o executivo e isso tem dificultado.